Como a internet pode ter influência no mundo da moda?

Há anos, a internet vem mostrando sua força em nossas vidas. Ela exerce influência em diversos setores como no comércio, na televisão, rádio, no jornalismo, dentre inúmeros outros.

mapa-mundial-redes-sociales

Fonte: joseamortegui.blogspot.com.br

Mas como a internet consegue ter tanta influência nas escolhas e na opinião das pessoas?

Segundo Kotler e Armstrong (1995), há alguns fatores que influenciam o comportamento do consumidor na hora da compra e estes seriam:

  • Fatores Culturais que são Cultura, Subcultura e Classe Social.
  • Fatores Sociais que são Grupos de Referência, Família, Papéis e Posições Sociais.
  • Fatores Pessoais que são Idade e estágio de ciclo de vida, Ocupação, Condições econômicas, Estilo de vida, Personalidade e auto conceito.
  • Fatores Psicológicos que são Motivação, Percepção, Aprendizagem, Crenças e atitudes.

Portanto, analisando estes fatores, podemos relacioná-los com a influência da internet no comportamento do consumidor. A internet pode ser considerada um forte ponto de referência para os consumidores, pois é onde se encontra informações sobre determinado produto, elogios ou críticas à determinada marca e é onde vemos fotografias de pessoas influentes utilizando determinado produto.

Na moda não é diferente. É na internet onde trocamos informações com diferentes internautas sobre marcas, é onde vemos a moda dos artistas, temos acesso aos blogs de modas e às novas tendências das modelos, estilistas e celebridades.

É notável como a moda consegue se difundir com muito mais velocidade em função da internet. Um grande exemplo disto é quando há alguns anos atrás, não se usava cabelo espetado, quem usasse era visto como uma pessoa rebelde, mas a internet contribuiu muito para que esta moda se espalhesse por todo o Brasil.

Referências: 

http://filosofiadoseculoxx.blogspot.com.br/2011/05/influencia-da-internet-no-comportamento.html

http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/publicidade-online-no-brasil-deve-atingir-r-6-8-bilhoes-em-2015/48387

http://blog.newtonpaiva.br/pos/e6-rp-54-a-influencia-das-redes-sociais-no-comportamento-de-compra/

http://joseamortegui1.blogspot.com.br/2014/09/influencia-en-las-redes-sociales.html

Por: Carol Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s